quinta-feira, 23 de agosto de 2012

RELATOS DO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR (TUR 1V)




Em 16 de agosto de 2012, foi realizada uma visita ao maior palco e berço da civilização baiana, o centro histórico de Salvador, onde o pelourinho se destacou como o maior patrimônio histórico da humanidade. Sua história e cultura foram construídas por negros africanos que deixaram rastros de sabedoria e inteligência sem saber que todo este legado seria imortalizado para sempre.



Começamos a conhecer toda essa história na Praça da Sé que foi criada em 1549. Após passamos pelo Terreiro de Jesus local onde estão localizadas muitas igrejas e foi construída a primeira Faculdade de Medicina do Brasil. 

 A seguir visitamos o Museu Gastronômico co SENAC que enfatiza a gastronomia baiana e todo o universo que ela é envolvida, ou seja, a maneira de cada um fazer, os utensílios que são utilizados, vimos no Museu a parte de exposição da cultura baiana como o candomblé, bem como o local onde se pode comprar utensílios e livros. 

O que foi muito apreciado por todos foi a formação das pessoas do restaurante que é feita ali mesmo no local, o valor que eles dão a cada ingrediente, a organização, postura e vestimenta nos deixaram impressionados. Após o almoço visitamos o Laranjeiras Hostel, um albergue de quartos coletivos e privativos, foi muito dinâmico ver este novo modelo de hotelaria. A igreja e o convento Francisco é um dos mais belos monumentos do pelourinho por seu estilo Barroco ser todo revestido de ouro. Após isso seguimos viagem para Feira de Santana. 

Avaliada a viagem percebemos que a mesma teve muitos pontos positivos e negativos, entre estes a falta de manutenção de alguns patrimônios e abusos de alguns vendedores ambulantes. Desta forma compreendemos as demandas do turismo e conseguimos avaliar que, foi muito construtiva esta atividade que tanto contribuiu, para nossa formação e conhecimento.

Autores: Ana Maria, Antônio Roberto, Danielle, Eliete, Eliane, Jamile Gonçalves, Jamilli Cristina, Marcela, Jailton e Maria.


Fotos: Ana Carla Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário