quinta-feira, 16 de agosto de 2012

"Reunião do Comitê Estadual da Biosfera Caatinga - Município de Rafael Jambeiro: Uma Cidade organizada dentro da Caatinga."


A Caatinga é uma das vegetações mais bonitas do Brasil. Ela é considerada o maior Bioma da região Nordeste, e a que mais carrega esta identidade de Patrimônio Natural Brasileiro. Formada por duas palavras Tupi, onde: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca, a Caatinga é um Local que possui doze solos diferentes, sendo a mais extensa "floresta seca" da América do Sul, e ela está presente em aproximadamente cerca de 373 municípios baianos.

Foi com esta visão ampla a respeito desta vegetação, que o Comitê Estadual da Caatinga escolheu os dias 16 e 17 de agosto para uma reunião ordinária onde representantes dessa vegetação e da população local - geógrafos, historiadores, políticos, pedagogos, estudantes do ensino médio, técnico e superior, fazendeiros e agrônomos pudessem  compreender sua importância em nosso território a fim de debater possibilidades de manter e preservar este patrimônio, que embora tenha certa importância, ainda não é reconhecido no mundo.

Na reunião, pudemos contribuir com nossa visão ampla de Técnicos em Guia de Turismo, este olhar permitiu que trouxessemos algumas discussões para este evento, e abordamos qual o papel deste bioma na cadeia produtiva do turismo.

 Vale destacar que as peculiaridades apresentadas por este tipo de vegetação no futuro, pode ser a ferramenta essencial de alavanque do turismo rural nas Cidades que possuem este Bioma. Transformando a Caatinga num Patrimônio Natural, propondo seu tombamento, e criando roteiros de contemplação e preservação, contribuiremos para sua valorização, para sua história, refletida através do catingueiro, que se tornou um grande personagem que compõe este Bioma. 

Este evento permitiu uma visão ampla e multisdisciplinar de todos os que estiveram presente, para a importãncia de novos encontros, criação de grupos interessados nestes temas, envolvimento e conscientização dos poderes públicos e privador, para que no futuro possamos trabalhar as Cidades envolvidas em roteiros turisticos gerando renda e emprego para estas localidades.



"Turismo e Patrimônio Natural, sem essa unidade, os dois sairão perdendo"

 

Texto: Caio Luz e Valdir Santana

Técnicos em Guia de Turismo e representantes do 

CETGTUR - Conselho de Estudantes Técnicos em Guia de Turismo.

Feira de Santana BA.


Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário