domingo, 5 de agosto de 2012

Hotéis apostam em amenities como diferencial para relacionamento com clientes

Amenities. No Brasil é o nome dado para os cosméticos disponibilizados aos hóspedes nos banheiros dos estabelecimentos de hospedagem e são classificados como itens obrigatórios, mas há algum tempo atrás era pouco valorizado pelos hoteleiros e pouco utilizado pelos hóspedes que não confiavam no produto devido a sua qualidade e apresentação.


Atualmente com a forte concorrência estes hotéis começaram a ter a necessidade de encantar cada vez mais seus clientes. Estes itens que eram taxados como um custo a mais para o hotel, hoje são considerados um grande diferencial para atrair hóspedes.

 Pesquisas de marketing nesta área apontam que as pessoas selecionam seus itens de higiene e limpeza, por sua beleza nas embalagens e pelos seus aromas. Atualmente os amenities são considerados produtos de valor agregado que contribuem com o marketing na fixação e divulgação da marca hoteleira e estão alinhados ao padrão internacional de relacionamento com os clientes. 

Sabendo deste desejo a Realgem’s, empresa fabricante de amenities, líder de mercado investiu em pesquisa de novas fragrâncias e embalagens. Diversas redes de hotéis vêm investindo fortemente neste diferencial com fragrâncias e extratos de origem natural, com formulações extremamente diferenciadas, minimizando desta forma, qualquer reação alérgica, elevando os benefícios ao nosso corpo e cabelo e aumentando a biodegradabilidade dos produtos.

Com esta iniciativa além de preocupar-se com os clientes o hotel reforça a imagem de preocupação e responsabilidade ambiental cuidando do nosso planeta. A Realgem’s, além de oferecer produtos e embalagens diferenciadas, é a única empresa do segmento a participar do Projeto Dê a Mão para o Futuro. Projeto que busca trazer soluções para as questões das embalagens pós-consumo procurando priorizar o aspecto social utilizando um sistema já existente no Brasil, que é único: o trabalho dos catadores de materiais recicláveis que já estejam atuando em associações e cooperativas.

A hotelaria moderna pode contar com a parceria da Realgem’s que trabalha com alta tecnologia e agilidade de produção, desenvolvendo seus produtos com consciência ambiental e utilizando ativos extraídos de vários biomas e reservas extrativistas registradas pelo IBAMA, buscando um resultado final de satisfação do hóspede em alguns casos surpreendendo pela preocupação do hotel em fornecer mais do que um produto de higiene, e sim cosméticos que tragam benefícios e encantamento para a todos que os usam.

Os hotéis e pousadas filiadas a Roteiros de Charme, consideradas as mais charmosas do Brasil, e três dos melhores Resorts do país, rede Clumed, em parceria com a Realgem’s coloca a disposição de seus hóspedes, o que de melhor existe em cosméticos de hotelaria hoje no Brasil, a linha Terra Brasilis. Esta linha é composta por:

– Sabonete Marmorizado Maracujá e Pitanga - Traz para a pele toda a nutrição e hidratação do Maracujá, unida a adstringência da Pitanga, que ajuda a controlar a oleosidade da pele.
Sabonete Marmorizado Karité, Melão e Jasmim - oferece toda a hidratação do Melão e do Jasmim com o poder de proteção da manteiga de Karité, deixando a pele com um toque único aveludado.
Shampoo de guaraná - Sua nova formula não apresenta sal dando mais suavidade para o produto. Além disso, é composto por extrato de guaraná, um poderoso adstringente e tônico capilar que oferece mais vigor aos cabelos durante e após o banho.

Condicionador de guaraná - Sua nova fórmula é composto por extrato de guaraná, um poderoso adstringente e tônico capilar que promove mais vigor aos cabelos durante e após o banho.
Creme Gel Hidratante de murumuru - Mais denso que os cremes normais, o creme gel hidratante apresenta em sua formulação manteiga de Murumuru conhecido pelo seu alto poder de hidratação para a pele.

Óleo de Banho Bi-Fásico de buriti - Deixa a pele macia e desodorizada. Com óleo de Buriti, o produto aumenta o poder de proteção natural da pele.
Sabonete Líquido de graviola - Traz em sua composição extrato de graviola, conhecida pelo seu alto poder de limpeza.

As pousadas do grupo Roteiros de charme disponibilizam esta linha em todas as suas suítes. Já os Resorts do Clubmed colocam a linha nas melhores suítes de seus estabelecimentos. Redes hoteleiras podem solicitar projetos desenvolvidos especificamente para o conceito da rede. A Realgem’s cria opções pesquisando a cultura, a biodiversidade, os aromas, kits para ocasiões especiais como: núpcias, dia dos namorados e outras. Alguns hotéis já adquirem produtos para ocasiões especiais como é o caso dos hotéis Sheraton, Slaviero e Comfort com kit núpicas e os hotéis Beach Park, Four Points e Quality com a linha diferenciada da marca OX. Os produtos podem ser simples, de luxo ou de encantamento. A disposição dos amenities na bancada do banheiro é fundamental para atrair atenção e facilitar a visualização do cliente.

Os Hotéis Slavieiro com o objetivo de deixar uma forte lembrança na mente dos seus clientes adotou uma estratégia de marketing diferenciada. Criou uma linha de cosméticos própria para seus hotéis com nome forte que transmite toda a preocupação da rede Slavieiro com a estadia de seus hóspedes, o nome dado a linha foi Seu Tempo. Esta apresenta layout e formulações diferenciadas sabonete esfoliante, oferece em seus produtos fragrância de excelente qualidade a Melão e Jasmim envolvente e marcante, exclusiva da empresa Realgem’s, tornando a hospedagem um momento único.
Além destes hotéis podemos citar mais alguns que usam hoje o que existe de melhor se tratando de cosméticos para higiene pessoal.

Rede Atlantica Hotels – A primeira a apostar neste diferencial como mais uma opção para atrair seus hóspedes. Hoje oferece aos seus clientes a Linha Tropicalia, marca pertencente à Realgem’s cedida o uso exclusivamente para a rede Atlantica Hotels, uma linha que utiliza de formulações extremamente elaboradas, como as utilizadas pelas marcas mais renomadas do varejo, com embalagens extremamente coloridas trazendo toda a tropicalidade de nosso país e aromas da natureza. Os produtos apresentam as seguintes essências: shampoo e condicionador de guaraná, loção hidratante de coco com banana, sabonete líquido de pitanga, sabonete em barra de maracujá com esfoliante e de pitanga.

Sheraton – Apresenta uma linha diferencias usando a fragrância de Mandarim & Menta e embalagens totalmente inovadoras e sofisticadas. A linha conta com sabonete e acessórios como kit dental, pente, touca, kit barba, kit beleza, kit costura embalados em Flowpack matizado e shampoo, condicionador, loção hidratante, sabonete líquido em frasco de 45ml com tampa cilíndrica diferenciada, embalagem de desenho exclusivo Realgem’s.

Intercity – Pensando em nosso meio ambiente oferece acessórios em embalagens com papel reciclado e para facilitar a vida de seus hóspedes na hora do banho traz frascos com tampa flip-top. A linha oferece sabonete, e 2x1 na essência pitanga.

Ibero Star – Com layout e modelos de frascos exclusivos. A rede consegue imprimir em seus produtos de higiene pessoal toda a sua identidade diferenciada. A linha é composta de sabonete chá-verde, shampoo de guaraná, condicionador de guaraná, loção hidratante de castanho do Brasil, banho de espuma de castanha do Brasil, kit costura, lustra sapatos, pente e touca de banho.

Nobile – Com 15 hotéis situados na região do cerrado e do norte do país a rede de hotéis Nobile oferece aos seus hóspedes uma linha de produtos diferenciadas criada exclusivamente para a rede. Os itens oferecidos são sabonete, shampoo, condicionador, sabonete líquido, loção hidratante, Kit dental, kit barba, lenço de papel, pente, hastes, kit costura, lixa de unha, lustra sapatos e touca. Além desta linha diferenciada já oferecida pelos hotéis, o Hotel Amazônia Golf, pertecente a rede Nobile, oferece para todos seus apartamentos de luxo os produtos da marca OX, marca esta renomada no mercado de varejo do Brasil.

Versare – a rede apostou em utilizar fragrância bergamota exclusivamente desenvolvida para seu hotel. Utilizando-se de uma nova ferramenta de Marketig, o Marketing Olfativo, ferramenta esta que utiliza da aromatização para atrair através do olfato o interesse do consumidor. A linha apresenta sabonete, shampoo e condicionador nesta essência.

Renassience e Marriott – A rede desenvolveu uma linha exclusiva chamada Archivu. Esta linha apresenta layout rústico e  é inspirada em elementos da aromaterapia como sabonete de chá-verde revitalizante com ação antibacteriana,  shampoo e condicionador de camomila calmante, sabonete líquido de cravo e canela energizante e loção hidratante de chá verde revitalizante.Além dos cosméticos apresentados a linha conta com duas caixas diferenciadas de acessórios o Kit acessórios e o Kit standard.

Tivoli – A rede de hotéis Tivoli traz toda a sofisticação de seus hotéis traduzidos em cosméticos através de duas linhas. A linha Black e a linha Ecoresort composta por sabonete, shampoo, condicionador, loção hidratante, sabonete líquido, banho de espuma na essência de verbena nos tamanhos 30ml, 55ml e 240ml e acessórios como flanela lustra sapatos, kit barba, kit beleza, kit costura, kit dental, kit feminino, pente e touca de banho. A linha Black apresenta como diferencial frascos de 240ml, esta linha disponível no Hotel Tivoli Mofarrej é a primeira no mercado hoteleiro a oferecer frascos neste tamanho.

Solare – Com hotéis situados no norte e nordeste a rede solare traz em seus produtos de higiene toda a cor e vibração que seus hotéis transmitem para seus hóspedes. Formada por sabonete de açaí, pitanga e maracujá, shampoo de guaraná, condicionador de guaraná, loção hidratante de cupuaçu, esponja lustra sapatos, lenço de papel, kit higiene e touca de banho em caixinha com papel reciclado.
 
Castro Hotéis – Trouxe em seus produtos os pontos turísticos de Goiânia estilizados, projeto este intitulado Cidades com patente exclusiva Realgem’s, onde além de oferecer aos hóspedes produtos de higiene pessoal oferece também um pouco da cultura da cidade onde esta localizado. A Linha apresenta Estação Ferroviária, Centro Cultural Oscar Niemeyer, Ipê do Cerrado, Teatro de Goiânia, Monumento aos Bandeirantes, Coreto e Monumento das Três Raças. Retratadas nos seguintes itens sabonete, shampoo, condicionador, sabonete líquido, esponja lustra sapatos, kit costura, kit barba, kit beleza, kit dental, lenço de papel pente e touca.
 
Rede Plaza Brasília Hotéis – A rede Plaza Brasília Hotéis formada pelas bandeiras Manhattan Plaza, Kubitschek Plaza, Brasília Palace e St. Paul Plaza traz em suas embalagens o Ipê do Cerrado, arvore típica da região, com todo o seu colorido.Os produtos apresentados na linha são sabonete, shampoo, condicionador, loção hidratante todos na essência Karité, kit dental, kit barba, luva lustra sapatos, touca de banho e lenço de papel.
 
Costão do Santinho – Embalagens inspiradas nas inscrições rupestres marcadas nas pedras pelos ancestrais que habitaram a região, linha desenvolvida em cores fortes e essências que trazem toda a tropicalidade. A linha é composta por sabonete pitanga, shampoo de guaraná, condicionador guaraná, sabonete líquido de pitanga, loção hidratante de maracujá, kit barba, kit beleza, kit costura, lenço de papel, kit dental, lixa de unha e pente.
 
Sonesta - O Hotel Sonesta de São Paulo e Brasilia oferece a seus hóspedes uma linha chamada de “Encantos da Amazônia” que traz um pouco da cultura e curiosidade do povo indígena em suas embalagens, além de apresentar essências de frutas típicas da região como sabonete de cupuaçu, sabonete de açaí, shampoo e condicionador de guaraná, loção hidratante de castanha do Brasil e sabonete líquido de açaí.
 
Jurerê Internacional – Cosméticos de alto luxo com layout provençal e essência desenvolvida a partir da lavanda de Provence. A linha é composta por sabonete, shampoo, condicionador, loção hidratante, protetor solar, kit beleza, kit costura, kit dental, kit barba, lenço de papel e touca de banho.
 
Bristol Espírito Santo e Minas Gerais – A rede Bristol de Hotéis do Espirito Santo e Minas Gerais desenvolveu uma linha baseada na Erva Cidreira. Esta linha é composta por sabonete embalado em Flowpack matizado, shampoo, condicionador, 2x1, loção hidratante na frasnaga, kit dental em PVC e touca de banho com cinta relógio.
 
Cetaecotel – Localizado em Macapá o hotel resgata em seus produtos as artes dos antigos habitantes da região, os indígenas das tribos Maraca e Cunani. A linha além de apresentar em seu layout desenhos desta cultura traz também essências de frutas típicas da região como sabonete de cupuaçu e 2X1 em açaí.

Os hóspedes estão mais exigentes, e optando por empresas hoteleiras que lhes proporcionem momentos únicos na hospedagem e os amenities tem sua participação nesta seleção, devido a esta mudança de cultura no atendimento, a hotelaria deseja recebê-los com produtos de altíssima qualidade que podem ser utilizados durante a permanência ou levados para casa como pequenos presentes. O estabelecimento hoteleiro pode valorizar este tipo de produto e colocar a venda se houver loja de conveniência, de artesanato ou até mesmo em sua recepção como faz os hotéis Slavieiro, obtendo assim um retorno financeiro.

Fonte: http://www.revistahoteis.com.br/materias/19-Empresas-Negocios/988-Hoteis-apostam-em-amenities-como-diferencial-para-relacionamento-com-clientes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário