sábado, 18 de agosto de 2012

Relatório Visita Técnica ao Centro Histórico-Ba (Turma 1M)


No dia 15 de Agosto de 2012 as turmas do matutino do curso de Técnico em Guia de Turismo do Ceep, saíram as 07:15 da manhã acompanhados pela professora Cristiane orientadora da disciplina Eventos III, com destino a Salvador para uma visita técnica ao Centro Histórico da Bahia, chegando as 09:30 com a 1° parada em frente ao Museu da Misericórdia onde encontramos a professora Ana Carla Nunes, orientadora da disciplina de Admistração III.
 
Conhecemos o Palácio do Rio Branco sede do 1° governador geral do Brasil, Tomé de Souza onde observamos o contraste entre o Barroco e o moderno ao visualizar a Prefeitura de Salvador. Seguimos para a Praça da Sé, visitando o Museu da Misericórdia onde se encontra acervos do período colonial, no trajeto vimos os casarões morada dos primeiros habitantes nobres da cidade.


Chegando ao Senac visitamos e com o auxilio competente da Prof. Luciana conhecemos o Museu Gastronômico e conhecemos diversos utensílios usado na cozinha da antiguidade em contato com a arte. Em seguida a Loja Doces e Livros onde se pode tomar um cafezinho enquanto se aprecia a s diversas literaturas da gastronomia.



No momento posterior, tivemos a oportunidade de ampliar nosso conhecimento com as contribuições dos Profs. Iracema, Aguinaldo e Elmo, abordando sobre a importãncia da qualificação do Senac, e das oportunidades de emprego neste segmento.

Seguimos para o almoço no bairro histórico do Santo Antônio Além do Carmo, onde podemos verificar a importãncia do espaço para o turismo na Cidade. Almoçamos com toda a turma e logo em seguida fomos para a Laranjeiras Hostel Pousada e Albergue da Juventude, que orientados pelos Prof. Marcelo e Andrezza, mostrou-nos como é essa nova forma de hospedagem onde tudo é muito simples, porém confortável e limpo. O equipamento dispõe de 80 leitos sendo com quarto coletivo e privativo para casal, há um mezanino onde os hóspedes tem a oportunidade de interagir com os outros para que se tenha a oportunidade de diversificação de culturas e conhecimentos, uma ideia inovadora para que as pessoas não se isolem.



O interessante é que há um convívio familiar e aconchegante, o café da manhã já está inserido no valor da diária, mas a cozinha é livre para o próprio hospede providenciar as suas refeições.


Continuando, fomos para a Igreja e Convento São Francisco, que com a ajuda da Sra Keyla, que concedeu a nossa entrada, podemos por lá perceber toda riqueza existente no estilo barroco, revestida de talha dourada o que dá a aparência de "igreja de ouro", há formas arabesca e o traçado reto do teto é de uma beleza imensurável, os azulejos que revestem a paredes do fundo representam a vida de São Francisco de Assis e passagens bíblicas.


As pias de pedra oferecidas por João V remota uma aparência européia e exuberante como tudo no convento. A arte barroca se faz presente de maneira plugante em toda a construção, anjos assuados dão beleza e graça aos altares laterais, conhecer o acervo da igreja sob a narrativa da professora Ana Carla Nunes, foi de rico conhecimento assim como todas as contribuições do artista plástico Bi Moraes que fez uma verdadeira explanação no que diz respeito a arte barroca na Bahia.

Após essa visita de valor imensurável retornamos ao transporte que nos trouxe de volta ao CEEP, onde chegamos em Feira de Santana por volta de 17:40.

Fica registrado neste relatório a grandeza dessa visita técnica e a quantidade de conhecimentos que foram relevantes para nossa profissão, cada diálogo e contato com os profissionais e os equipamentos turisticos da Cidade de Salvador aumentou em nós a responsabilidade de nossa profissão, e a importância da preservação de nossa história e memória, para legarmos as demais gerações de estudantes e profissionais.


Textos de:
Ana Maria Pinto
Arlete Passo
Celivane Alves
Elio Carvalho
Leonice Paixão
Marize Suely

Turm: Turismo 1M

Fotos e Revisão Textual; Prof. Ana Carla Nunes.
Colaboração: Prof. Cidilan Silva e Renan Sanves.

Um comentário:

  1. Que bacana ler esta narrativa. Foi uma visita super agradável, e as turmas todas estão de parabéns pelo trabalho que realizamos em Salvador!

    Ana Carla

    ResponderExcluir