terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Turismo e a Copa do Mundo 2014



 
O turismo é uma atividade que ultrapassa os setores convencionais da economia e engloba áreas da natureza, da economia, do social, cultural e ambiental, e pode ser descrita como uma atividade multifacetada. Definir ou descrever o turismo não é uma tarefa fácil, pois o turismo não possui a função de produção formal, e não produz resultados que possam ser fisicamente medidos, porém percebidos pela economia local. É um mercado com potencial de peso que apresenta vários segmentos a serem explorados, dentre eles, o cultural, o religioso, o ecoturismo, gastronômico, lazer, eventos, negócios e muitos outros.


À medida que o turismo se desenvolve em uma região, aumenta a necessidade de melhorias com a oportunidade de novos investimentos que estão sendo feitos em diversas áreas, e com a realização de um megaevento como a Copa das Confederações e Copa do Mundo em uma cidade isso torna mais evidente. Dados da OMT (Organização Mundial de Turismo) apontam o turismo entre um dos maiores investimentos rentável dos últimos anos.

A Copa do Mundo de 2014 é considerada uma excelente oportunidade para investimentos e realização de bons negócios na Bahia faz-se necessário investimento nas aréas de hotelaria, gastronomia, receptivos de modo geral e tecnologias da informação.

A produção e ação no desenvolvimento dos transportes e na evolução dos meios dos meios de comunicação são fatores necessários para que a Bahia promova bem os destinos que atraia os turistas, através do material publicitário que as agências de viagem confeccionam.

O turismo hoje, em Salvador junto com as ações da Embratur, Bahiatursa, Setur está sendo melhorado com a criação dos poderes público de ações que envolvem projetos sociais e ambientais visando atender a Agenda da Sustentabilidade para a Copa de 2014.

O plano nacional de turismo vem criando oportunidades para emprego e empreendedorismo, capacitando profissionais, e reduzindo as desigualdades sociais e regionais, promovendo a sustentabilidade e a inovação, e garantindo que a atividade gere renda e emprego a todos os envolvidos neste processo.

Texto de Denise Cerqueira
Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário