terça-feira, 11 de setembro de 2012

Reflexões sobre a Princesa do Sertão e a Copa 2014



 
“Princesa do Sertão”, nome dado a Feira de Santana por Ruy Barbosa, possui o maior entroncamento rodoviário Norte/Nordeste e é a quinta maior cidade do interior do Brasil e maior que nove capitais estaduais, e que recentemente tornou-se região metropolitana, e por que Feira não poderia oferecer equipamentos turísticos se ela é uma cidade situada na Zona Caminhos do Sertão, porque antes de qualquer coisa é necessário que a região se prepare para o turismo e principalmente para receber a Copa, havendo possibilidades de receber seleções para treinarem, se caso os centros de treinamentos forem aprovados pela FIFA, por enquanto foram apenas pré-selecionados, mas alguns outros equipamentos de Feira estão sendo avaliados, e outros se preparando para inscrever-se na próxima janela.


O aeroporto da cidade é um exemplo que vai passar por transformações e nele está sendo feito investimentos com a colaboração da iniciativa privada.
Mas não basta que os centros de treinamentos e o aeroporto estejam prontos, é preciso que a rede hoteleira esteja preparada de acordo com as normas e exigências da FIFA. Feira de Santana possui uma hotelaria ampla, mais necessita de diversas mudanças para que alguma ou algumas seleções possam treinar, isso inclui a implantação de cursos para capacitação profissional de funcionários, principalmente cursos de idiomas e outros áreas, serviços ou equipamentos que tem envolvimento com o turismo direta ou indiretamente em FSA.
Para reverter tal situação é essencial que os empresários se sensibilizem e procurem parcerias com Instituições que estejam ligadas a COPA e ao setor turístico (SEBRAE, BNB, SENAC, BNDS, e outros), pois com isso gerará oportunidades para os moradores feirenses e também o desenvolvimento econômico local, social e sustentável. Para o turismo se expandir no município é necessário estratégias para micro e pequenos empreendedores voltadas para o setor turístico, sejam cursos de ADM, Marketing do turismo, Psicologia aplicada ao Turismo, Planejamento e Desenvolvimento Turístico, Projeto de Pesquisa Turística, entre outros, aliado a isto pode-se realizar eventos como Exposições da cidade, como roteiros turísticos, salões, feiras, festivais de gastronomias típicas da região, e outros.
Sabe-se que a Copa 2014 se aproxima e com isso é de suma importância às empresas públicas e privadas juntamente com a população se posicionarem em relação a investimentos, empregabilidade, renda e valorização da cultura, e estarem atentos aos impactos sociais, turismo sustentável e sustentabilidade resultantes da ação turística.
Portanto, para que FSA seja aprovada como Centro de Treinamento de alguma seleção, a estrutura física do estádio, do aeroporto, dos hotéis e dos centros, e principalmente os serviços devem se adequar para estarem adeptos às exigências da FIFA, dessa forma os turistas irão se satisfazer com os produtos turísticos encontrados, gerando um retorno positivo à cidade.
Texto escrito por: Jéssica Ferreira e Maiane Nery – TUR 1M

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