“Princesa do Sertão”, nome dado a Feira de
Santana por Ruy Barbosa, possui o maior entroncamento rodoviário Norte/Nordeste
e é a quinta maior cidade do interior do Brasil e maior que nove capitais
estaduais, e que recentemente tornou-se região metropolitana, e por que Feira
não poderia oferecer equipamentos turísticos se ela é uma cidade situada na
Zona Caminhos do Sertão, porque antes de qualquer coisa é necessário que a
região se prepare para o turismo e principalmente para receber a Copa, havendo
possibilidades de receber seleções para treinarem, se caso os centros de
treinamentos forem aprovados pela FIFA, por enquanto foram apenas
pré-selecionados, mas alguns outros equipamentos de Feira estão sendo
avaliados, e outros se preparando para inscrever-se na próxima janela.
O aeroporto da cidade é um exemplo que vai
passar por transformações e nele está sendo feito investimentos com a
colaboração da iniciativa privada.
Mas não basta que os centros de treinamentos
e o aeroporto estejam prontos, é preciso que a rede hoteleira esteja preparada
de acordo com as normas e exigências da FIFA. Feira de Santana possui uma
hotelaria ampla, mais necessita de diversas mudanças para que alguma ou algumas
seleções possam treinar, isso inclui a implantação de cursos para capacitação
profissional de funcionários, principalmente cursos de idiomas e outros áreas,
serviços ou equipamentos que tem envolvimento com o turismo direta ou
indiretamente em FSA.
Para reverter tal situação é essencial que os
empresários se sensibilizem e procurem parcerias com Instituições que estejam
ligadas a COPA e ao setor turístico (SEBRAE, BNB, SENAC, BNDS, e outros), pois
com isso gerará oportunidades para os moradores feirenses e também o
desenvolvimento econômico local, social e sustentável. Para o turismo se
expandir no município é necessário estratégias para micro e pequenos
empreendedores voltadas para o setor turístico, sejam cursos de ADM, Marketing
do turismo, Psicologia aplicada ao Turismo, Planejamento e Desenvolvimento
Turístico, Projeto de Pesquisa Turística, entre outros, aliado a isto pode-se
realizar eventos como Exposições da cidade, como roteiros turísticos, salões,
feiras, festivais de gastronomias típicas da região, e outros.
Sabe-se que a Copa 2014 se aproxima e com
isso é de suma importância às empresas públicas e privadas juntamente com a
população se posicionarem em relação a investimentos, empregabilidade, renda e
valorização da cultura, e estarem atentos aos impactos sociais, turismo sustentável
e sustentabilidade resultantes da ação turística.
Portanto, para que FSA seja aprovada como
Centro de Treinamento de alguma seleção, a estrutura física do estádio, do
aeroporto, dos hotéis e dos centros, e principalmente os serviços devem se adequar
para estarem adeptos às exigências da FIFA, dessa forma os turistas irão se
satisfazer com os produtos turísticos encontrados, gerando um retorno positivo
à cidade.
Texto
escrito por: Jéssica Ferreira e Maiane Nery – TUR 1M
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