terça-feira, 11 de setembro de 2012

Gestão pública e Turismo: uma parceria de sucesso


A atuação do poder público é de extrema importância, tendo a responsabilidade de direcionar, coordenar e buscar a alocação de recursos e parcerias para desenvolver as propostas apresentadas na elaboração das políticas de turismo. Sendo assim, a gestão pública é o primeiro órgão responsável quando se trata da implantação da atividade turística em determinada localidade. As diretrizes a serem seguidas pelo trade, os incentivos fiscais concebidos aos investidores serão determinadas pelo poder público.



Com potencial bastante comercial, Feira de Santana também terá definida a vocação do turismo, a partir da promoção do inventário. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, através da Divisão de Turismo, desenvolveu a inventariação turística de Feira de Santana-BA. As demais secretarias foram parceiras na elaboração do inventário, que consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos, bem como da infraestrutura de apoio ao turismo. Os dados serão instrumentos base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável. As informações estarão disponíveis posteriormente no site do Ministério do Turismo.


Muitas são as ações que podem ser realizadas, dentre elas podemos destacar as atividades elaboradas para conscientizar a população da importância do turismo para a economia local e da necessidade de se preservar o patrimônio histórico-cultural, religioso, natural, bem como a arte de servir bem o turista. Também na tentativa de elaborar ações para qualificação profissional, trazendo para a cidade curso técnico de turismo, criando oportunidades de emprego, valorizando e capacitando a mão de obra local, criando incentivos fiscais para empresas investirem na região, a organização conjunta de eventos para atrair público tanto na alta temporada como na baixa, evitando assim que a sazonalidade prejudique os empreendedores locais.

Qual a importância da gestão pública no desenvolvimento turístico da cidade de Feira de Santana e região? E de que forma esta gestão pode contribuir para que o turismo possa atingir novos padrões de desenvolvimento local utilizando os equipamentos turísticos da cidade? São essas as inquietações que devem motivar e nortear  as ações públicas frente ao trade turístico da região.


Autora: Jakeline Oliveira

Revisora: Graziela Barros

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