Reflexão sobre o Texto: "Quando tudo nos parece dar errado, acontece coisas boas, que não teriam acontecido, se tivesse dado tudo certo." Autor desconhecido.
Um garoto após ver seus pais desempregados , vê-se obrigado a trabalhar a fim de contribuir para o orçamento doméstico. Ele estuda, trabalha e as vezes visita, quando dá tempo, costuma visitar uma pequena praia. Antes a economia da cidade que morava, era movimentada estação ferroviária, a maioria da população trabalhava nesta ferrovia. O fechamento foi um forte impacto tanto na vida quanto na dinâmica desta população. Esta é a história tratada no texto "Na onda do turismo", que aborda justamente o despertar da visão empreendera num garoto que enxerga a possibilidade de melhorar em função do turismo.
Certo dia ele observa um grande fluxo de visitantes na região, que almejavam visitar as prais daqueles lugar. Como nascera naquela região, conhecia muito bem o lugar, logo começa a servi como guia para aqueles visitantes. Várias pessoas acampavam no local, ele observa que a causa deste acampamento dava-se em função da deficiência em um meio de hospedagem lugar. Sabiamente, ele procura informação junto aos órgãos competentes nas regiões circunvizinhas e propõe a seus pais a criação de uma pousada no lugar.
Normalmente situações calamitosas são bruscamente temidas, porém mediante as mesmas criam-se também novas oportunidades; o ápice do turismo veio justamente de uma destas situações _ com o fim da Segunda Guerra Mundial tem-se um grande número de aviões. Caso não se cria-se uma função para estes aviões teria-se um grande prejuízo. O que fazer? A ação tomada nos beneficia até os dias de hoje. Adaptou-se estes aviões e passou-se a transportar pessoas. Este transporte possibilitou a população a conhecer novos lugares, pois a viagem a partir deste momento se tornara algo muito mais rápido e muito mais comodo, se comparado aos antigos métodos. Investiu-se numa estratégia de marketing e resultou no turismo como temos hoje. Ambos exemplos demostram o resultado de atitudes empreendedoras.
Está é uma característica de grande relevância a todos os profissionais, com destaque aos de turismo. Costuma-se corriqueiramente idealizar a mesma como algo oriundo da própria natureza humana, quando não, pode ser desenvolvida e/ou aprimorada, a partir de cursos de qualificação. A ligação do empreendedorismo com o turismo, conquista-se em que: empreendedores prosperam, e consequentemente lucram; o lucro é o principal objetivo do turismo.
A associação de uma boa ideia, uma pesquisa de mercado somado a um bom estudo de caso, tem-se uma base para a construir o plano de negócio, também chamado de plano de ação. Passado esta etapa basta um gerenciamento de qualidade, para trilhar tão venerada da estrada do sucesso.
Como o turismo possui várias vertentes ( negócios, rural, lazer, cultural ...) e eixos ( hotelaria, gastronomia, recreação...) fica sob responsabilidade dos que almejam adentrar neste mercado, escolher a área que possui maior afinidade.
Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, dentre outros eventos desportivos que estão para acontecer no país, surge várias oportunidades de qualificação profissional. A maior partes destes projetos fruto ou parceria com o governo, acontecem principalmente na capital, Salvador. Os cursos direcionados as áreas de serviço, hospitalidade e idiomas. Ainda existem projetos que abrangem outras cidades, com os do PRONATEC.
Uma outra oportunidade interessante é a participação de eventos relacionados a execução destes projetos.
Para todos os empreendedores ou futuros empreendedores fica a dica: A qualificação é o primeiro passo rumo ao sucesso. Acesse os sites e informe-se:
Texto Ariane Leite, Eliana da Hora e Jakeline Oliveira.
Estudantes do curso técnico de Guia de Turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário